• ALHO, Alimento de personalidade forte.

    Olá para todos!
    Seguinte, ví esse texto da "Valéria Vieira" uma moça que cursou Gastronomia e Enologia na Leiths School of Food an Wine, de Londres, publicado na revista Viagens Gerais, e achei tão interessante que vou postar aqui. 
    Ela escreve:
    Poucos alimentos reúnem tantas qualidades gastronômicas e propriedades terapêuticas como alho. Originário da Ásia Ocidental e Europa, o alho é usado na alimentação humana há milhares de anos. Na gastronomia, desperta paixão ou ódio em igual proporção. Antissocial, é irresistível como aquele amigo que é politicamente incorreto, às vezes tosco e até grosseiro, mas por quem a gente tem um carinho especial. O alho é assim.


    Tem dia que a gente deixa tudo de lado e se lambuza de pão de alho, espaguete ao alho e óleo, arroz branquinho com aquele alho torradinho no meio e por aí vai. Nada mais gostoso. O problema vem depois. Aí, nesses casos, é melhor morar sozinho ou ir logo dormir em quartos separados para evitar discussão. Existem culturas nas quais o seu consumo é tão presente que as pessoas não se sentem incomodadas ao exalar o odor característico depois de se fartarem com os alimentos preparados com alho. No interior da França, principalmente na região da Provence, o alho é usado em quase todos os pratos. Do famoso aioli, uma espécie de maionese de alho, até os legumes, com ele cozidos e temperados. O alho pode ser branco, roxo ou rosa. O branco é o mais delicado e pode durar até seis meses se guardado em lugar arejado, não exposto ao sol e umidade. Já o roxo dura até um ano. Gastronomicamente falando, o de pele rosa é considerado o melhor, mais perfumado e saboroso. Para se retirar facilmente a pele dos dentes, basta colocá-los em água fervendo por trinta segundos. A cabeça pode ser assada inteira enrolada em papel alumínio e servida em azeite, um excelente tira-gosto bem delicado em aromas. A maneira mais nutritiva de se servir o alho é mantendo-o cru, já que o calor destrói grande parte de suas propriedades terapêuticas, as quais não são poucas. Como antibiótico, ele, graças a presença de seus compostos (dissulfeto de alil e alicina), ajuda a combater uma grande variedade de microorganismos. Dentre eles, fungos e bactérias, como a H. pylori, conhecida como causadora da gastrite. Além disso, o alho ajuda na proteção do fígado e estimula o sistema imunológico. É anticoagulante, antialérgico e diurético. Ele. contém substâncias que diminuem a viscosidade do sangue e ajudam na circulação. Deve-se ressaltar também que os compostos do alho são indicados para reduzir o LDL, o colesterol ruim, impedindo que as gorduras fiquem presas nas paredes das artérias.
    O ideal seria consumir três dentes de alho por dia. O que nem sempre é possível, pois exalaríamos um odor fortíssimo. Mesmo assim, vale a tentativa para atenuá-lo: depois de inger-í-lo você pode comer salsinha crua ou nozes, ou beber limonada..
    Na França, ainda que consumindo quantidades invejáveis de embutidos, carnes e vinho todos os dias, as pessoas têm um baixo índice de doenças cardiovasculares. Uma explicação poderia ser o uso do alho na alimentação, isso porque os franceses adoram e comem com gosto e sem preocupação.
    Para completar todos esses benefícios, o alho ainda é laxante, digestivo e um excelente vermífugo. Para insônia, basta esmagar um dente de alho em uma xícara de leite bem quente, adoçar, deixar repousar por dez minutos e beber. Você com certeza dormirá. Não sei, entretanto, se o seu parceiro irá. E aí incluo outro efeito do alho: flatulência.
    Há alguns anos um astronauta francês resolveu levar em uma viagem espacial russa alguns produtos franceses carregados de alho e serví-los aos colegas de espaçonave. Parece que o resultado foi desastroso.

    Gostaram? eu aaaaamo alho! acho um tempero Tudibom!
     
    beijos
    Não vá ainda, Vc

    0 Pitakos, mas falta o seu!:

    Postar um comentário

    Amo ler comentários.
    E saiba que eles são levado em total consideração...sem contar que acrescenta muito ao post.
    Portanto comente! Já comentou?
    Obrigada pelo pitako!

    Volte sempre! ou fique para sempre!