• ELEGÂNCIA - Como ser um bom hospede.



    Olá gente querida, bonita, vital e necessária em minha vida! Shalom!
    Você vai passar uns dias como convidada na casa de alguém? Chegando o natal essa possibilidade aumenta né? casa de parentes, amigos de longas datas....etc.
    Então pegue umas dicas formidáveis para seu sucesso como hospede nota 10, no texto abaixo. 
    Eu o vi em uma revista, tive o trabalho de digitá-lo todinho aqui, porque achei que realmente valia a pena compartilhar.

    Beijos de boa viagem!
    .............................................................................................................

    Como ser um bom hospede?

    Por Fabio Arruda/ polishop-revista

    Você recebeu um convite para passar alguns dias na casa de amigos, mas ficou com algumas dúvidas, pois não quer fazer feio e transformar momentos agradáveis em desagradáveis.
    De acordo com Fábio Arruda, o primeiro passo é perguntar se é preciso contribuir com algo. Caso não peçam nada, Arruda explica que é de bom grado levar uma peça útil ou decorativa para a casa, porém, apenas se já conhecer o estilo da decoração. “Aquele barquinho entalhado e multicolorido pode não agradar ao anfitrião da residência clean e high tech. Levar chocolates é acertar sempre. Mas às vezes me parece um pouco impessoal.”
    Contudo, para fazer realmente bonito, ele aposta na inovação e sugere que sejam levados queijos e aperitivos, ou revistas variadas. “Caso queira levar qualquer prato ou sobremesa, consulte antes a dona da casa, pois ela pode ter um cardápio elaborado. Ou ainda, já imaginou ser o portador daquele assado com batatas, mais saboroso que o da anfitriã? Seria uma situação desagradável”.

    PERMANÊNCIA
    O segundo passo é definir antecipadamente a duração da estadia e, por mais que o anfitrião insista para que vc fique mais um tempinho, é viável se lembrar do combinado e ir embora. É sempre bom deixar aquela saudade gostosa. Isso, com certeza, motivará outros convites”, afirma Arruda.
    Segundo ele, ao chegar, é importante se informar sobre horários e hábitos da casa, respeitando-os religiosamente. Caso tenha que se atrasar ou não puder comparecer a algum dos compromissos, é dever avisar com máxima antecedência. “Se realmente não for possível, vale ligar do celular, mesmo alguns minutinhos antes.”
    O terceiro passo se refere aos aposentos. De acordo com o consultor, é obrigação do convidado deixá-lo organizado, sempre destrancado, arrumando a cama ao se levantar, mesmo que existam funcionários disponíveis.
    Os objetos de toalete também são citados por Arruda, que afirma que eles devem “morar” no nécessaire e nunca espalhados pelo banheiro. Enxugar a pia e a saída do Box após o uso também faz parte do pacote. “Aos marmanjos, não preciso lembrar da importância da descarga e de abaixar a tampa do vaso” rsrsrsrs “Uma dica nota dez é, ao final do banho, inspecionar o sabonete, Fios de cabelo fora da cabeça são horríveis sempre. E não esqueça que o cacique do controle remoto da TV é o dono da casa, e o telefone que está ali pertence a eles.”

    SURPRESAS...
    Se quiser ser muito agradável e original, o consultor de etiqueta relata que uma boa atitude é acordar mais cedo e comprar flores e guloseimas para o café da manhã, para enfeitar a mesa e os olhos dos anfitriões. “Também é elegante convidá-los para um almoço ou jantar em um restaurante, pelo menos uma vez. Sem falar no truque de desaparecer um pouquinhode vez em quando, para deixar os donos da casa à vontade.” É essencial que o convidado seja uma pessoa de ótimo humor e bem disposta. “Não há coisa mais desagradável do que aquela pessoa que nunca tem vontade de fazer nada, não é solicita e está sempre de mal com a vida. Existe um ditado horrível, mas que em alguns casos é cabível: Hospedes e peixes, após alguns dias, começam a cheirar mal.’”
    O quarto e último passo se refere à despedida.  Ao partir, deixar um envelope com uma gratificação para cada um dos empregados é de bom tom, desde que os donos da casa não se importem. ‘Agradeça aos anfitriões, mesmo que não tenha sido, por quaisquer razões, os melhores dias da sua vida, e mande um presentinho e cópias das eventuais fotos que tenha feito. Não existe nada mais simpático”.
    Comentários
    61 Comentários

    61 comentários:

    1. Dicas preciosas né? Vou te confessar uma coisa, não gosto muito de receber hóspedes, hahahaha, só se for no máximo um final de semana, hahaha
      Bjo bjo querida ^_^

      ResponderExcluir
    2. essas recomendações deveriam vir com a certidão de nascimento. me deu vontade de copiar e colocar na porta de casa. tem gente que não se manca. um abraço. aodrei a postagem muito útil.

      ResponderExcluir
    3. Oiii eu até gosto de receber visitas,no máximo por alguns dias, passou disso já começa a incomodar, pois além do trabalhão que dá receber, sempre tem algum chato ou mal educado pra aguentar... outro dia um "amigo" veio passar 3 dias... aff!! vc acredita que alem de mexer na geladeira e nas panelas e tirar do canal da novela que EU ( a dona da casa) estava asssistindo, ele ainda saiu para a balada e chegou bebado no meio da madrugada? esse aí nunca mais vem passar nenhum dia aqui.. eu hein!! o cúmulo da falta de educação!!!
      beijão Jo
      www.sermulhereomaximo.com.br

      ResponderExcluir
    4. Dicas simples e perfeitas. Jô, quando nós viajamos, ficamos em hotel. Desde que as crianças nasceram, nçao quis mais me hospedar na casa de parentes, porque dá um trabalho horrível para quem recebe. Também tenho essa norma: nunca hospedo crianças. Já tenho um casal de filhos e duas cachorras, imagina juntar mais um elemento na bagunça? Impossível.

      Em 2008, tivemos 13 semanas com hóspedes e a maioria eu não convidei, eles se convidaram (ao longo de todo o ano). Fiquei exausta e dei um basta.

      Muitas vezes, a pessoa aceita bem quando digo que não quero hospedá-la, mas outras vezes ficam chateados e de mal. Não me abalo e mantenho a negativa. Só recebo agora quem eu convido.

      beijooo

      ResponderExcluir
    5. Muito boAS PRA QUEM FICA HOSPEDADO ...eU PREFIRO HOTÉIS OU POUSADAS , ou SE NÃO DER,NAo vamos...

      Não gosto de estar na casA DE NINGUÉM, QUERO MINHA PAZ E PERMITO A DOS OUTROS...nÃO FICO NEM DA DOS FILHOS...

      BEIJOS,CHICA

      ResponderExcluir
    6. Bom senso a cima de tudo né!!!
      Otimas dicas e aqui ficarão na parede HAHAHAHAHAHAHAHA

      Beijos ") @Nanazudah
      http://meninacajuina.blogspot.com/
      http://gordinhasdointerior.blogspot.com/
      http://opesodopreconceito.blogspot.com/
      http://deliciasdaclarisse.blogspot.com/
      http://descobertasdela.blogspot.com/
      http://minhamusicalidade.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    7. Oi Joana

      Há! Mas não dá para colar isso na porta do quarto de hóspedes não?
      Não é de bom tom?
      Ah, mas devia ser lei. Adorei!

      Bjs no coração!

      Nilce

      ResponderExcluir
    8. Essas dicas são elegantérrimas mesmo!!

      Adorei!

      bj

      ResponderExcluir
    9. São dicas preciosas, que bom se todos as seguissem. Gostaria de acrescentar uma: minha mãe sempre me ensinou a arrumar a cama quando estou em visita porém não no último dia, nesse devo apenas dobrar os lençóis e deixá-los em cima da cama, pois a dona-de-casa irá lavá-los e assim a poupo do trabalho de desfazer a cama.
      Beijo
      Adri

      ResponderExcluir
    10. Me diverti com os comentários kkk, acho que as pessoas que precisam ler passam longe do artigo...
      Beijos e bom final de semana

      ResponderExcluir
    11. OLA, OLHA QUANDO EU TINHA MINHA CASA A COISA QUE MAIS ADORAVA NO MUNDO ERA MINHA CASA CHEIA DE VISITAS. SABE AGORA COMO MORA COM MINHA MAE NAO POSSO MAIS RECEBER NEM OS AMIGOS PARA UM PAPO A NOITE.
      MAS PESSOAL NAO INCOMODE NAO, VOCES NÃO TEM IDÉIA DE COMO É BOM RECEBER VISITAS, FICAR CONVERSANDO, FAZENDO AQUELE JANTARZINHO BASICO SEM INCOMODAR MUITO COM AS COISAS.
      GENTE VISITA NÃO PRECISA DE MANUAL, PRECISA DE AMIZADE MESMO, MESMO QUE NÃO SEJA AMIGO, TENTE FAZER UMA BELA AMIZADE, EU COMO PERDI ESTA OPORTUNIDADE DE RECEBER VOCES NAO SABEM A FALTA QUE FAZ.
      AMIGA JÔ VOCE ME CONHECE BEM, E SABE O QUANTO EU ADORO RECEBER MEUS AMIGOS.
      BEIJOS

      ResponderExcluir
    12. Oi Joana,
      Boas dicas!!!
      Beijos e bom final de semana

      ResponderExcluir
    13. adorei esse post, nao quero ser uma hospede mal educada!!!
      bjssssssssss

      ResponderExcluir
    14. Oi Joana! Adorei mesmo o testo e dicas!
      Acho que sou uma boa hospede!hehehehe
      Bjkas

      ResponderExcluir
    15. Joana querida vou te enviar alguns endereços e você envia uma cópia desse post para cada um tá? rsrsrs
      Lendo esse post percebi que tenho muito o que agradecer aos meus pais pela educação recebida, pois tive a certeza que sou boa hóspede, embora prefira me hospedar em hotéis (sim, eu tenho algumas neuras).
      Eu sou vítima de visitas que chegam sem avisar, não perguntam se podem dormir e já vão se acomodando, se espalham pela casa. Eu realmente preciso saber lidar com isso.
      Beijo.

      ResponderExcluir
    16. Oi JOana!
      Obrigada pela preocupação, mas eu moro na Grécia, e o problema mais grave aqui é a crise econômica.
      Beijocas
      Adri

      ResponderExcluir
    17. ei sua maluquetinha, eu já tinha passado aqui antes...rsrs
      bjsss

      ResponderExcluir
    18. Se tem uma coisa que eu não gosto
      é receber hospedes na minha casa
      tenho trauma
      bjs e belo fim de semana

      ResponderExcluir
    19. @Ruby Fernandes

      Oi Ruby, eu tbém aguenteo bem por 3 dias, mais que isso me cansa.

      Beijos e obrigada pela visitinha.

      ResponderExcluir
    20. @welze

      KKKK só vc mesmo Welze, tipo um manual junto com a certidão, registrado em cartório? rsrsrs

      Boa, ai quero ver alguem não seguir né?

      Beijos e FELIZ ANIVERSÁRIOOOOO!

      ResponderExcluir
    21. @Amanda Luna

      Cruzes Amanda...quem é esse folgado, me fala pra eu passar longe dele.
      rsrsrs

      Já disseram que vão copiar e colar na porta do quarto de hóspedes, KKK faça o mesmo. rsrsrs brincadeirinha.

      Bjks

      ResponderExcluir
    22. @Fernanda Reali

      Nossa Fê, é vero, Mil vezes um Hotel ou até mesmo uma pousadinha simples né? eu tbém faço o máximo para não incomodar, e tbém só aguento hóspedes em casa por uns 3 dias...mais que isso já me aborrece.

      Obrigada pela visita.

      Bjs

      ResponderExcluir
    23. @Chica

      Oi Chica, acabei de responder para Fê Reali, Mil vezes uma pousadinha simples né? detesto incomodar tbém, e hospedes em casa por no máximo uns 3 dias, mais que isso me aborrece.

      Por falar em Pousada, o que vc tem haver com a Pousada do Francês?

      Beijos e obrigada pelo comentário.

      ResponderExcluir
    24. @Nana...

      Oi Nana, e aí como resolveu o problema da calúnia de plagio? já resolveu?

      Isso mesmo BOM SENSO, é tudo.

      Beijokas

      ResponderExcluir
    25. @Beta

      Oi Beta, tudo bem linda?

      Elegantérrimas não é? rsrsrs

      Beijos e obrigada pela visitinha.

      ResponderExcluir
    26. @Adriana Alencar

      Oi Adri... essa sua dica é ótima, mas como o melhor do post são os COMENTÁRIOS, tenho certeza que as pessoas vão ler. Como se diz a Lidi do Bicha Femea, aqui rola o trololó.
      hehehe

      Fiquei feliz em saber que vc tá é na Grécia e não no Egito, onde está rolando aquela doideira. Aff!

      Bjs

      ResponderExcluir
    27. @Líbina

      Oi Libina, Num é menina!? quem precisa mesmo ler, nunca lê! KKK

      Que bom ver vc voltando, fico feliz!

      Bjs

      ResponderExcluir
    28. @Cris Rosa

      Oi Cris, Parabéns, eu tbém faço o possível para ser uma boa hospede.

      Beijos

      ResponderExcluir
    29. @Carine Gimenez

      Oi Carine, pode mandar que envio KKK

      Parabéns por ser boa hospede, tabém faço o possivel para ser.

      Dá um basta nesse povo mulher de Deus! KKKK

      Beijos e volte sempre!

      ResponderExcluir
    30. @Míriam Corrêa

      Oi Mamãe, tenho certeza que vc não é uma hospede mal educada, inda mais agora depois de ler esse post. rsrsrs


      Beijos

      ResponderExcluir
    31. @Ise

      Oi Ise, SUA SUMIDA DE MIM, vou te dar uma taka!....KKK.... vc é tramautizada com hospede tbém é? Credo.

      Breijos

      ResponderExcluir
    32. @Nilce

      Oi Nilceee! amiga, realmente acho que não seria de bom tom colar isso na porta do quardo de hospedes não KKKK

      Beijos

      ResponderExcluir
    33. Não é por nada, mas... tava bom da gente IMPRIMIR este post e espalhar por ai, pq tem cada um que vou te falar rs, quer atendimento de hotel 90 estrelas e se comporta como um porco no chiqueiro, é ou não é?

      saber hospedar é uma arte, saber ser hóspede maior ainda.

      adorei!
      bom fim de semana

      ResponderExcluir
    34. Que ótimas dicas, muito legais mesmo. Sempre procurei ser uma hóspede que não incomoda e sempre fiquei atenta. Legal mesmo! Muito obrigada pela visita.

      Sobre o bolo com café, eu teria o maior prazer de oferecer sem jacar. ahahhaa. estás servida?

      Ótimo fim de semana pra vc, tudo de bom!!!

      ResponderExcluir
    35. Acabei de hospedar uma amiga por 4 dias. Se todos os hóspedes fossem como ela, seria uma maravilha!
      Bjs.

      ResponderExcluir
    36. OI JOANA VIM AGRADECER O CARINHO DA VISITA !
      BEIJO

      ResponderExcluir
    37. Dicas valiosas por demais.
      Vou perdendo a paciência quando minha visita demora além do permitido. rsss
      Bom domingo Joana.
      Xeros

      ResponderExcluir
    38. Olá, querida Joana
      Visual novo das joaninhas. Lindo!!!
      Não o havia percebido ainda...
      Muitos bons conselhos pra nós e pros hospedes...
      O último parágrafo concordo e já o faço, dá sempre certo enviar as fotos, agradam muito a todos!!!
      Bjs de Domingo cheios de paz.

      ResponderExcluir
    39. Adooooooro esse Fabio Arruda!

      E não sou chegada a receber visitas pra dormir e não gosto de fazer isso na casa de ninguém. Sempre me sinto incomodando.

      Fofa, obrigada pelo comentário tão carinhoso!

      Beijo!

      ResponderExcluir
    40. Joana, dicas de ouro.
      E não é prá me gabar, mas sou exatamente assim...
      Mas acho que todo mundo que vai fazer uma viagem deveria ter esse guia nas mãos, rsrsr
      Parabéns pelo trabalho .

      bjus 1000

      ResponderExcluir
    41. Ótimas dicas e com um hóspede assim vamos querer chamá-lo sempre ou sempre seremos convidados.
      Bjs♥

      ResponderExcluir
    42. Olha , vou te falar ....eu sou assim toda organizada, e adoro receber visitas mas, são tão poucas as vezes q isso acontece, eu , que viajo muito em casa de outros, mas sou sempre certinha, pois odeio, ser apontada como a bagunceira e desorganizada, isso nunca vou permitir...

      Me diverti muito com os comentários....


      Fica com DEUS.
      Obrigada pela sua vista.

      ResponderExcluir
    43. Oi Joana! Muito prazer.
      Vim visitar o seu cantinho e te conhecer melhor.
      Quero agradecer aos votos de feliz aniversário, dizer que a blogsfera me encanta sempre. Assim que tiver mais tempo, vou conhecer cada espacinho do seu blog, como fiz com os primeiros blogs que segui, porque tem muuuuuuuuuuita coisa legal.
      Tenho um trabalho para entregar até dia 17 que está me tirando o sono, depois é só alegria!!!
      Um grande beijo, Lola.

      ResponderExcluir
    44. @Alexandre Mauj Imamura Gonzalez


      Oi Alê, parece que todo mundo gostaria de imprimir isso rsrsrs, 90 estrelas amigo? KKKK

      Saber ser hóspede é uma virtude, assim como saber hospedar.


      beijinhos

      ResponderExcluir
    45. @Bethânia

      Oi Bethânia...alguém te chama de Bê?

      Eu quero café com bolo! Êbaaaa!

      Bjs

      ResponderExcluir
    46. @Gina

      Oi Gina, então essa sua amiga, se parece comigo...sendo assim uma boa hóspede! rsrsrs

      beijos e obrigada pela visita!

      ResponderExcluir
    47. @Misturação - Ana Karla

      Oi Karla, eu tbém gosto de hospedar por no máximo 3 dias, mais que isso me tira a paciência.

      Beijos

      ResponderExcluir
    48. @orvalho do ceu

      Oi Querida, vc ainda não tinha visto as Joaninhas? Aowun...

      Que bom que vc gostou do post.

      Bjs

      ResponderExcluir
    49. @Rita Vieira

      Eu quando viajo se tem hotel por perto ou se vou pra ficar muitos dias, prefiro...mas se não dá....tento ser a melhor hóspede possivel.

      Obrigada ´pela visita.

      Bjs

      ResponderExcluir
    50. @Pepa


      Oi Pepa, que bom vc comentando aqui...se vc é assim então tá convidada pra ficar aqui em casa....rsrsrs


      beijos

      ResponderExcluir
    51. @Neli Rodrigues

      Oi Neli, obrigada éça visitinha e volte sempre viu?

      Sijoga por aqui, pq o blog é nosso!

      Breve retribuirei seu carinho.

      bjs

      ResponderExcluir
    52. @Multiartes...

      Que legal, vc é certinha é? Isso é lindo de se ver amiga! parabéns!
      Eu tento ser o melhor possível tbém...aff, cruzes credo de hóspede ruim né?

      Bjs

      ResponderExcluir
    53. @Lola Flor

      Oi Lola, Seja bem Vinda!

      Volte mesmo, vou te esperar.

      Bjs

      ResponderExcluir
    54. Adorei as dicas, flor, super importantes, arrasou! Vc ganhou no sorteio da Casa de Tami, vai lá, sortuda querida, ehhe, bjos.

      ResponderExcluir
    55. Olá Joana!
      Vi que ganhou o sorteio da Tami e vim felicitá-la e aproveitar para fazer uma nova amiga!
      Já dei umas voltinhas por aqui para conhecer o seu cantinho!
      E quero te convidar para passar no meu cantinho e ver o sorteio que eu estou fazendo para comemorar o niver e presentear uma amiga!
      Dá uma olhadinha no presente que escolhi e acredito que você vai gostar!!! Vou ficar mega feliz caso resolva se inscrever lá também! Aproveita a maré de sorte, rsrs!
      Bjsss

      ResponderExcluir
    56. Oi amiga!
      Que bom que aceitou meu convite, amei receber você lá no meu cantinho!
      Claro que pode participar da brincadeira e sorteio duplo lá na Casa da Dona Keilla! Ela vai adorar também!
      Bjsss e boa sorteeee!!!!!

      ResponderExcluir
    57. Oi!!! Adorei isso!!!
      Minha casa vive cheia. As pessoas de casa que sempre estão por aqui são sempre bem vindas.
      Mas existem uns amigos que precisam muito ler isso.
      Acho que vou imprimir e deixar meio que de propósito em algum lugar quando estiverem por aqui para ver se se tocam, ou quando souber que eles vem, vou mandar por e-mail! rs
      Compartilhei no FB, talvez alguns também leiam rs.
      Beijo e um ótimo feriado

      ResponderExcluir
    58. adoro a casa movimentada, adoro receber amigos em casa, e desde que nos mudamos para Salvador sempre tem gente por aqui... achei bem bacana as dicas, acho que vou fazer como a Fabiana, imprimir esse texto...rsrs.. qual é a revista? posso deixá-la no quarto de hóspedes!
      beijo
      Ju

      ResponderExcluir
    59. Ótimas dicas!
      Pois tem cada visita, que só por Deus, né? Mal chegou e os anfitriões já põem a vassoura atrás da porta prá se livrar logo... rsssss...
      beijinhos e bom final de semana.

      ResponderExcluir

    Amo ler comentários.
    E saiba que eles são levado em total consideração...sem contar que acrescenta muito ao post.
    Portanto comente! Já comentou?
    Obrigada pelo pitako!

    Volte sempre! ou fique para sempre!