• ALERGIAS ALIMENTARES

    Olá minha gente bonita e blogoseira? tudo bem?
    Sua criança é alergica?  isso nos preocupam muito não é? pois nem sempre temos controle do que eles estão comendo por aí....Aff!
    Eu estava lendo a revista Viagens gerais, que todo mês seus editores gentilmente me enviam, e na parte TEMPERO DO MUNDO, escrito pela Valeria Vieira, me deparei com esse texto , então resolví postar aqui, assim se vc não tem acesso à essa revista, leia aqui!

    Ela diz:
    Não me lembro na minha infância de ter convivido ou até mesmo conhecido alguma criança que sofresse de qualquer tipo de alergia (eu Joana tbém não), que parece ser um acontecimento das décadas mais recentes. Elas são tão comuns hoje em dia que me pergunto: onde se escondiam todos estes alérgicos? Estima-se que aproximadamente 25% da população brasileira sofrem de algum tipo de intolerância alimentar – e isso é muita gente.
    A primeira vez que soube deste tipo de reação do organismo a algum tipo de alimento foi, há muitos anos, vendo um filme americano em que o ator principal era alérgico a morangos. Achei aquilo muito chique, principalmente porque na época não existiam morangos frescos para se comprar. O mais próximo que tínhamos era um sorvete fabricado pela Kibon com pedacinhos de morango. Eram pedacinhos muito pequenos e eu os comia de olhos fechados tentando imaginar como seria comer um morango fresquinho.
    É bom começar esclarecendo que alergia e intolerância são coisas distintas, apesar dos sintomas semelhantes. Na alergia o sistema imunológico reage ao alimento como se ele representasse um perigo. Para se defender, as células produzem moléculas de anticorpos que comumente pode atacar o intestino, a pele e o sistema respiratório. A anafilaxia é uma reação alérgica grave que leva à dificuldade de respiração, perda de consciência e às vezes até à morte.
    Já na intolerância alimentar, o mecanismo não envolve os anticorpos. Os sintomas são mais brandos que os de uma alergia e podem vir, por exemplo, em forma de uma cefaléia, dores nas articulações, fadiga e mal estar geral.
    Um grupo de oito alimentos é responsável por quase 90% das alergias alimentares: leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Embora possa acontecer em qualquer idade, as crianças são as mais afetadas, porque seu sistema imunológico está imaturo.
    Para os glutões e gourmets existem dois tipos de problema que dificultam a apreciação de uma boa refeição: a intolerância a lactose e a doença celíaca. A primeira é a inabilidade de digerir o açúcar no leite, uma deficiência metabólica que afeta dois terços da população adulta mundial. Imagine a vida sem o leite e seus derivados: queijos, sorvetes, bolos, molhos e tantos milhares de guloseimas retirados da dieta. Até um simples brigadeiro está fora da lista!
    Nos Estados Unidos se compra tabletes de lactase que a pessoa come antes de ingerir alimentos a base de leite. Não é um medicamento e sim um suplemento alimentar vendido nas farmácias. A intolerância a lactose não tem cura. Só a exclusão dos alimentos alivia os sintomas.
    O segundo problema, a doença celíaca é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado das pessoas afetadas quando ingerem alimentos que contém glúten – uma proteína encontrada na semente de alguns cereais – combinado com o amido. Ele representa 80% da proteína do trigo e é o glúten o responsável pela elasticidade da massa na farinha. O celíaco tem uma sensibilidade muito alta ao glúten e sua ingestão provoca sintomas como diarréia, dificuldade de crescimento, fadiga e perda de peso. Como a intolerância à lactose, não existe cura. É imperativo retirar qualquer alimento que contenha glúten da dieta. Alimentos como arroz, milho, soja, quinoa, batatas, bananas, arroz selvagem, polvilho, trigo de sarraceno não contêm glúten.
    A legislação facilitou a vida dos celíacos ao tornar obrigatória a colocação da lista de ingredientes nos produtos manufaturados. Uma grande demanda aumentou a criação de linhas de produtos sem a adição de glúten.
    A industrialização colocou o mundo nos nossos pratos, mas também introduziu corantes e conservantes na nossa dieta. Vivemos cercados de alimentos que a informação, muitas vezes, retira o prazer de consumi-los.

    Beijos
    Não vá ainda, Vc...
    Comentários
    3 Comentários

    3 comentários:

    1. Joana,
      Realmente não ouvíamos falar em alergia alimentar em tempos não muito distantes.
      Agora, conheço vários alérgicos à lactose e celíacos.
      Ainda bem que hoje a ciência já detecta esses casos com mais facilidade e as pessoas podem ter uma melhor qualidade de vida.
      Grata pela visita!
      Bjs.

      ResponderExcluir
    2. infelizmente, minha cucla, hoje com quase 30 anos, sofreu por uns tempos na infância com uma alergia à uma determinada marca de leite. Descartava todos os alimentos um a um para saber qual dava a alergia, mas nem pensava na bendita marca do leite. Até que finalmente cheguei nela, e tudo andou maravilhosamente desde então. O pior é que o leite era de um laticínio daqui de Sorocaba mesmo. Foi demorado, mas resolvemos o caso.

      ResponderExcluir
    3. Oi Gina, pois é menina....na minha infância se tinha alergia ficava nas capitais, pois no interior onde eu morava nunca fiquei sabendo de ninguém que tinha rsrsrs

      Oi Welze, Vixe! demorou encontrar a causa então? engraçado ser a marca né? será algum produto que eles usavam? na conservação pore xemplo?

      Ui vai saber!

      Beijos e voltem sempre!

      ResponderExcluir

    Amo ler comentários.
    E saiba que eles são levado em total consideração...sem contar que acrescenta muito ao post.
    Portanto comente! Já comentou?
    Obrigada pelo pitako!

    Volte sempre! ou fique para sempre!