• BLOGAGEM COLETIVA - AUTO ESTIMA

    Olá amiguitos, o DIARIOS DE BORDO propôs uma blogagem coletiva com o tema AUTO ESTIMA e FEMININO, portanto aí está, não são palavras minhas, pois creio não estar apta a falar com proprias palavras sobre o tema, mas pesquizei algo que ralmente considero coincidir com o que penso.


    Em psicologia, autoestima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg,2003).



    A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").(fonte wikipedia)


    A auto-estima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu auto-respeito. Através dela podemos enfrentar desafios e defender nossos interesses. É formada ainda na infância utilizando o tratamento que se dá à criança como peça chave, ou seja, se a criança for sempre oprimida em relação a suas atitudes terá baixa auto-estima e se a criança for sempre apoiada em relação à suas atitudes terá auto-estima elevada. É importante ressaltar que a criança pode ser apoiada em momentos em que é advertida em alguma atitude, pois em momentos em que ocorrem as advertências dá-se a essa criança o devido valor e ainda a ensina a ter domínio próprio e a distinguir atitudes positivas e negativas.
    A baixa auto-estima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas. A auto-estima elevada em contrapartida é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que tem amor próprio, não vive em conflito e não são ansiosas e inseguras.
    A importância da auto-estima é consideravelmente grande, pois através dela nos identificamos com o eu interior e com outras pessoas com as quais nos relacionamos. Para a contribuição da formação da auto-estima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, não critique, não culpe, não rejeite, não humilhe, não frustre e não exponha a perda. Ao contrário pode-se contribuir com incentivos que levam a criança a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada.


    Por Gabriela Cabral
    Equipe Brasil Escola


    Beijitos e bye bye
    Comentários
    9 Comentários

    9 comentários:

    1. Oie querida, tudo bem? Demorei, mas cheguei, tenho visto os seus comentários e a sua presença lá no meu Cantinho, obrigada, viu? Bacana esse lance da adoção que vc falou, mas pra mim vai ficar meio difícil de participar por pura falta de tempo, ficaria inviável dar a tenção merecida e então prefiro ficar quietinha, beijo, beijo querida e excelente semana pra vc! ;)
      She

      ResponderExcluir
    2. Parabéns pela participação.
      Temos que ser mulheres de muitas fibras, amiga. muito bom o seu texto.

      Todas nós somos Mulheres de fibras. Pois desempenhamos vários papeis nesta sociedade. E conseguimos manter nosso auto-estima pra cima. claro que as vezes temos umas recaidas. Mas não é nada fácil. Mas, o importante é estar sempre bela e de bem com a vida, não é mesmo?

      Também estou participando desta coletiva com a blog interação de amigos.Http://sandrarandrade7.blogspot.com
      Um grande abraço,
      Vou te esperar por lá.
      Conheça meus demais blogs.
      Carinhosamente,
      sandra

      ResponderExcluir
    3. Jo, acho que elevar a auto estima deve ser um exercício diário nosso. Deixo meu abraço carinhoso pra vc. Bjs

      ResponderExcluir
    4. Olá amiga,
      já aderi lá no blog da Sandra
      Posso adotar se estiver ao meu alcance e posso ser adotada tenho dúvidas sobre algumas coisas
      vou pensar no que mais gostaria de ter no meu blog
      ^^
      Quanto ao post
      Acho que tem gente que confunde auto-estima com super-ego
      :)
      Mas acho que ela é positiva sempre desde que seja sem egocentrismo
      Obrigada pela visita carinhosa
      Beijos na alma!

      ResponderExcluir
    5. Oi desculpe foi falha minha! Agora vc já está lá (eu espero) gostei de você ter partido para a pesquisa científica, a maioria das pessoas confunde auto-estima com orgulho, e se estrepam rss. Beijinhos!

      ResponderExcluir
    6. Olá querida, bela pesquisa científica, adorei...Beijocas
      Também estou na blogagem, se tiver um tempinho de uma passadinha no Devaneios

      ResponderExcluir
    7. Oii, a minha postagem foi mais ou menos com o intuito de dizer o seguinte: "devemos reclamar menos e passar a viver mais a vida". Mas, realmente, a foto é muuito triste...
      E em relação a campanha, pode contar comigo, amanhã entro e visito os links.
      Beijooo \o/

      ResponderExcluir
    8. Olá!
      Bela postagem.
      A criança quando é bem criada, ensinada, apoiada, recebe amor e carinho. Ao crescer, tem que dar continuidade, mostrando a realidade da vida para que no futuro ela possa se defender lá fora (mundo).
      Nós somos o que os nossos pais nos oferece enquanto criança. E que muitos pais por ai, não fazem. Tem que saber castigar e não dar pancadas.

      Hoje postei o tema da Aleska.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    9. Olá, querida
      Estou viajando durante todo o mês de julho mas participei com muito carinho. Obrigada pela linda iniciativa.
      Parabéns!
      Bjs festivos.

      ResponderExcluir

    Amo ler comentários.
    E saiba que eles são levado em total consideração...sem contar que acrescenta muito ao post.
    Portanto comente! Já comentou?
    Obrigada pelo pitako!

    Volte sempre! ou fique para sempre!